quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Saiba qual é a importância da Serra do Cipó para o mundo


Quarta-feira é dia de curiosidade sobre o meio ambiente, portanto, vamos falar de uma cidade de Belo Horizonte que muitas pessoas gostam de ir, principalmente durante tempos quentes: Serra do Cipó. Sim, nada melhor do que uma cachoeira com água bem gelada para refrescar o corpo, não é? Ou para tomar sol e fazer trilhas de bicicleta ou a pé. Então, que tal conhecer um pouco sobre a importância da cidade para o mundo?

As paisagens da Serra do Cipó - segmento específico da serra do Espinhaço - foram cenários de momentos marcantes da história do Brasil. A região era bastante utilizada pelos bandeirantes vindos de São Paulo como via de acesso à vila do Serro Frio, local em que buscavam ouro e pedras preciosas. Até no período A.c já existiam seres humanos habitando as redondezas, deixando marcas através de pinturas rupestres em grutas e paredões rochosos. Tudo isso há mais de 12 anos! Hoje, tal acervo é considerado como sítio arqueológico, sendo visitado por pesquisadores da UFMG, por exemplo.

No século XIX, viajantes europeus ficavam encantados não só com a beleza natural da serra da Lapa - nome antigo da Serra do Cipó -, mas também com sua flora e fauna. Existem trabalhos científicos, publicações e relatos sobre a região feitos por autores como Eugene Warming, Saint Hilaire e Álvaro da Silveira.

Desde a década de 1950, através de eventos turísticos, a cidade começou a ser indicada para o Turismo em função da natureza, biodiversidade e da qualidade de suas águas. Além disso, a Serra do Cipó faz parte da Estrada Real, patrimônio que traz mais de 1600 km de montanhas, cultura, arte e natureza que fazem parte da história brasileira.

Ficou com vontade de conhecer?

Kawavess. Be free.

Fontes:
http://www.serradocipo.com

http://www.estradareal.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário