segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Parabéns Colatina!


Hoje, 22 de agosto, é aniversário da cidade de Colatina, no Espírito Santo, local onde a Kawavess está presente. Por isso, gostaríamos de homenagear os 90 anos dela falando um pouquinho sobre sua história.

O nome é em homenagem à Colatina de Azevedo Freire, natural de Campinas, nascida em 24 de novembro de 1864. Por quê? A jovem participava bastante dos eventos sociais e culturais mais significativos da cidade paulista, quando conheceu José de Mello Carvalho Moniz Freire. Ele seria, alguns anos depois, governador do Espírito Santo duas vezes e seu futuro marido, com quem teve dez filhos. Colatina foi uma mulher marcante na cultura capixaba, tendo lugar na Academia Feminina Espiritossantense de Letras (AFESL). Em Vitória, ela tinha o costume de tocar e interpretar, no piano, composições famosas de alguns mestres da música.

Em 9 de dezembro de 1899, Colatina recebeu uma homenagem com seu nome dado à Vila de Colatina, pelo desembargador Afonso Cláudio.

Uma curiosidade interessante da cidade: na década de 1960, o seu pôr-do-sol foi considerado pela revista norte-americana Time como um dos mais bonitos do mundo. Olhe a imagem ao lado e veja se concorda!

Fontes:
http://www.colatina.es.gov.br

Be free.

Nenhum comentário:

Postar um comentário