segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia de combate ao fumo!



Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo e como a Kawavess é à favor de um estilo de vida saudável, prestamos aqui nosso apoio à iniciativa. Nós sabemos o quanto deve ser difícil parar o vício, mas os malefícios causados pelo cigarro são tantos que o esforço e determinação devem ser os maiores possíveis.


Segundo dados do IBGE (2008), cerca de 24 milhões de brasileiros de 15 anos de idade ou mais fumam. E o pior: mais de 80% deles o fazem diariamente, consumindo entre 15 e 24 cigarros por dia! Haja pulmão para tanta fumaça! Porém, alguns dados do instituto são positivos. Mais da metade dos fumantes diz que planeja ou pelo menos pensa em parar de consumir tabaco e 65% destes justificaram a escolha devido às advertências nos maços. Querer parar já é o primeiro passo para combater o vício!


Seguem abaixo alguns dos males do tabagismo:


- A fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas.
- O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos.
- No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo.
- Crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças.



Enquanto você ainda estiver se acostumando à falta do cigarro, pode fazer outras coisas para melhorar sua saúde:


- Mantenha uma vida saudável, continue praticando atividades físicas e se alimentando corretamente. Dessa forma, você reduz o ganho de peso.
- Evite a bebida alcoólica.
- Os sintomas de abstinência tendem a desaparecer após 4 semanas, porém, se o desejo de fumar surgir, realize a respiração labial.
- Lembre-se dos malefícios do cigarro.
- Procure o seu médico sempre que necessário.


Be free.

Fontes:
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1505&id_pagina=1

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1446

http://www.queroparardefumar.com.br/viva_tabagismo2.asp?assunto=3&tema=Tabagismo&Last=4&IdPergunta=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário