terça-feira, 18 de outubro de 2011

Saiba de onde surgiu o Panamericano!

Ano que vem tem as Olimpíadas de Londres, mas enquanto os jogos não começam, que tal falar um pouco sobre o Panamericano? Este ano, neste exato momento, está acontecendo Guadalajara 2011, que é uma espécie de prévia para o ano que vem. Mas de onde surgiu a ideia de criar o evento?

O primeiro torneio aconteceu em 1951, em Buenos Aires, Argentina, mas desde 1924 os membros do Comitê Olímpico Internacional de Cuba, Guatemala e México estavam querendo estabelecer jogos regionais, nos quais participariam apenas países da América Central. Mas foi durante os jogos olímpicos de 1932 que representantes latino-americanos vieram com a proposta de jogos para as Américas. A Segunda Guerra Mundial acabou atrapalhando os planos, até em 25 de fevereiro de 1951 o Panamericano finalmente aconteceu.

Participaram cerca de 2500 atletas, de 22 países. Hoje já são 42 nações, com quase 7 mil esportistas da América do Norte, Central, Sul e Caribe. As línguas oficiais são o espanhol e inglês. Vamos torcer pro Brasil ganhar muitas medalhas no México e se sair ainda melhor que em 2007, quando ficou na 3ª colocação.


Kawavess. Be free.

Fontes:
http://www.guadalajara2011.org.mx/juegos/origen

Nenhum comentário:

Postar um comentário