quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Antártida: paraíso tropical no passado




Também estranhamos essa ligação quando lemos a matéria no site 360 Graus, do site do Terra. Mas segundo a pesquisadora britânica Jane Francis, da Universidade de Leeds, o continente, que apresenta hoje uma camada de quatro quilômetros de gelo, já foi uma região de clima tropical. Mas calma, isso foi há muuuuito tempo, há cerca de 40 milhões de anos. 


A funcionária do Colégio de Meio Ambiente da Universidade disse que, durante a maior parte da história geológica do lugar, ele era coberto por bosques e desertos. A fauna era bastante rica, com muitos animais, incluindo dinossauros. O que permitiu isso foi o clima ameno do período, caracterizado pela emissão de grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Ela ainda acrescenta: "Se continuarmos emitindo grandes quantidades de dióxido de carbono, esquentando o planeta, poderíamos chegar à mesma situação em que voltariam a aparecer animais e bosques na Antártida".


Pois é, milhões de anos atrás havia mais de 1000 ppm (partes por milhão) de dióxido de carbono no ar, enquanto hoje o número é de 390 ppm. A diferença é que, no passado, o que causou esse índice gigantesco foram vulcões, por exemplo, o que não acontece hoje. Agora, a mudança climática está ocorrendo muito depressa com a poluição provocada pelo ser humano, o que não nos dá muitas chances para adaptar-nos.


Interessante, não? Você sabia disso? Mas pensando bem, a Antártida continua sendo linda, mesmo com todo aquele tanto de gelo. Se um dia ela voltar a ser o que era antigamente, que seja de forma natural!


Fontes:
http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=32071&action=reportagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário